Resiliência é a capacidade que as pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, traumas, ameaças, tragédias ou fontes significativas que podem provocar estresse.
Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas relacionados à saúde, ou estressores financeiros, ou relacionados ao trabalho. Significa “recuar” de experiências difíceis.
Ser resiliente não significa dizer que uma pessoa não tenha dificuldade ou angústia. Não é isso! Dor e tristeza emocional são comuns em pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas.
É muito provável que o caminho da resiliência envolva considerável sofrimento emocional. O mais importante é que a Resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não.
Ser Resiliente envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas, exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa!
Pessoas resilientes estão mais aptas para confiar em si mesmas, em suas capacidades de conduzir e enfrentar os desafios que a vida impõe.
Sendo assim, as pessoas mais resilientes tendem a ser mais proativos e estão mais capacitadas a trabalharem mais arduamente para evitar que certas questões ocorram.
Você é Resiliente?
Quer saber como desenvolver essa habilidade sócio-emocional?
Me chama no PV.